AWS Well-Architected Framework

S1lv4 Andre
3 min readDec 12, 2022

--

Um dos grandes desafios enfrentados hoje pela maioria dos profissionais técnicos e tomadores de decisões é como utilizar a nuvem corretamente, junto com o ambiente on-premise e qual a forma mais eficaz e eficiente para isso?

Arquitetar um sistema na nuvem pode ser um desafio bastante complicado e se tornar um desastre caso as variáveis corretas não sejam utilizadas, principalmente a eficiência e controle dos custos, fazendo com que a adoção de tecnologias em nuvem se tornem inviáveis.

Para auxiliar esta tarefa, a AWS desenvolveu um Framework que auxilia os arquitetos na criação desses sistemas, baseado em 6 pilares, excelência operacional, segurança, confiabilidade, performance, custos e sustentabilidade. Esse framework, tem como principal função: “nos ajudar no entendimento dos prós e contras, nas decisões de construir sistemas em nuvem, além de nos ensinar as melhores práticas arquiteturais para desenhar e operacionalizar de forma segura, eficiente, com o melhor custo e de maneira sustentável, as nossas cargas de trabalho”.

Vamos entender um pouco melhor o que cada pilar representa (exatamente como está no site da AWS) e seus princípios de design.

1 — Excelecência Operacional: inclui a capacidade de oferecer suporte ao desenvolvimento e de executar cargas de trabalho com eficácia, obter insights sobre as operações e melhorar continuamente processos e procedimentos de suporte para oferecer valor empresarial.

Princípios de design: Organizar, Preparar, Operar e Evoluir.

2 — Segurança: refere-se à capacidade de proteger dados, sistemas e ativos para utilizar as tecnologias de nuvem para melhorar sua segurança.

Princípios de design: Segurança, Gerenciamento de identidade e acesso, Detecção, Proteção de infraestrutura, Proteção de dados e Resposta a incidentes.

3 — Confiabilidade: abrange a capacidade de uma carga de trabalho de executar a função pretendida correta e consistentemente quando esperado. Isso inclui a capacidade de operar e testar a carga de trabalho durante todo o ciclo de vida dela.

Princípios de design: Fundamentos, Arquitetura da carga de trabalho, Gerenciamento de alterações e Gerenciamento de falhas.

4 — Performance: inclui a capacidade de usar recursos de computação com eficiência para atender aos requisitos do sistema e manter essa eficiência à medida que a demanda muda e as tecnologias evoluem.

Princípios de design: Seleção, Análise, Monitoramento e Concessões.

5 — Otimização de Custos: inclui a capacidade de executar sistemas para proporcionar valor comercial pelo menor preço.

Princípios de design: Pratique o gerenciamento financeiro na nuvem, Reconhecimento de despesas e usos, Recursos econômicos, Gerenciar recursos de demanda e fornecimento e Otimizar ao longo do tempo.

6 — Sustentabilidade: focaliza os impactos ambientais, especialmente a eficiência e o consumo de energia, que são fatores importantes para fundamentar ações diretas dos arquitetos destinadas a reduzir o uso de recursos.

Princípios de design: Escolha de região, Padrões de comportamento do usuário, Padrões de software e arquitetura, Padrões de dados, Padrões de hardware, Padrões de desenvolvimento e implantação e Recursos.

A ferramenta e seu guia de utilização estão disponíveis para utilizarmos, entendermos seu funcionamento e como aproveitá-la da melhor forma, na hora de criar nossa arquitetura em nuvem. Pois, pagar pelo uso, conseguir expandir recursos sob demanda e diminuí-los quando não estiverem em uso, diminuindo a ociosidade de recursos, são itens que a nuvem nos proporciona e permite que negócios digitais aconteçam de maneira ágil.

Agora que sabemos um pouco melhor como este framework pode nos auxiliar, para saber mais detalhes podemos acessar sua página com muito mais detalhes e para que a adoção em nuvem seja ainda mais ajustada aos anseios da empresa, temos o Cloud Adoption Framework (CAF) que auxilia e complementa o Well-architected na hora de aderir a cloud. Como a própria AWS define o CAF “aproveita a experiência e as práticas recomendadas da AWS para ajudar você na transformação digital e acelerar seus resultados de negócios usando a AWS de forma inovadora”, mas esse é assunto para outro artigo.

Obrigado pela leitura e até a próxima!

--

--

S1lv4 Andre

Atuo como Appsec, estudo sobre Cyber Sec | Cloud Sec e leio livros sobre assuntos variados — lifelong learner.